Abrindo novos Caminhos!
juntos somos mais fortes!
INFORMATIVO SINDIFOZ
AUMENTO DO PIB DO AGRONEGÓCIO
29/01/2021
Mesmo com a pandemia da COVID-19 e as complicações por falta de chuva, os números do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro são atrativos.
 
Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o PIB acumulou uma alta de 16,81% nos primeiros meses de 2020, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
 
A CNA e o Cepea explicam que o crescimento reflete a alta de preços, puxada pelo aumento de demanda doméstica e externa, pela alta do câmbio, pela safra recorde de grãos e pela expansão da produção de suínos, aves, ovos e leite. 
 
Na comparação entre os números dos dois anos no estado do Paraná, também houve aumentos. O agronegócio do estado terminou 2020 tendo exportado mais de 28,7 milhões de toneladas, 8,6% a mais em relação ao ano anterior. Esse número também representa o maior volume embarcado em sua história.
 
Em uma pauta de exportação bastante diversificada, os produtos agropecuários paranaenses chegaram a 203 territórios ou países. Em volume, os principais destaques foram os produtos do complexo soja, carnes, produtos florestais e o complexo sucroenergético.
 
Fonte: https://www.fetranspar.org.br/giro-pelo-setor/cbn-pib-do-agronegocio-teve-crescimento-em-2020/