(45)3526-3800 (45) 998430485
associe-se

publicado em 2023-11-27

Sindifoz e Deputado Toninho Wandscheer unem forças para eliminar Taxa Consular entre Brasil e Paraguai

Em um esforço conjunto, o Sindifoz (Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Cargas Nacionais e Internacional de Foz do Iguaçu) e o deputado federal Toninho Wandscheer (PP) celebram uma vitória importante na eliminação da Taxa Consular entre Brasil e Paraguai.

A cobrança da Taxa Consular representava um entrave significativo na integração regional por tratar-se de cobrança tarifária dispensada pelo Direito Internacional em vigor entre nossos países.

A exigência da Taxa Consular pela República do Paraguai impunha pesado prejuízo à economia brasileira na medida em que estabeleceu um custo financeiro e consequentemente retardava o transporte internacional de cargas. O prejuízo ao longo dos últimos anos passava da cifra de um bilhão de reais, em detrimento à capacidade da concorrência internacional da economia brasileira.

Além do custo financeiro direto para emissão da Taxa Consular, havia um dispêndio de tempo que os trabalhadores do transporte precisavam empenhar para a aquisição da Taxa Consular e a remessa ou entrega ao veículo de carga.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, anunciou a decisão de encerrar a taxa após discussões intensas.

Reuniões estratégicas foram conduzidas desde 2017, incluindo encontros com Ministros dos governos anteriores, apenas em 2023 foram realizados alguns encontros no Ministério das Relações Exteriores com a embaixadora Gisela Padovan, o diretor do Departamento do MERCOSUL (DMSUL), embaixador Francisco Cannabrava, e também na Câmara dos Deputados, destacando a importância do diálogo entre as partes.

O Sindifoz, representado pelo presidente Celso Gallegario e diretor do TRIC pela Federação do Paraná e o Deputado Toninho Wandscheer desempenharam papel fundamental nas negociações.

O presidente do Sindifoz, destaca a importância do trabalho conjunto para atender às necessidades do setor de transporte rodoviário internacional de cargas. "Esta vitória é resultado do esforço e colaboração entre o Sindifoz e o Deputado Toninho, demonstrando nosso compromisso em remover obstáculos e promover um ambiente mais favorável ao comércio entre Brasil e Paraguai”, comenta Gallegario.

FALE CONOSCO 45 3526-3800 adm@sindifoz.com.br juridico@sindifoz.com.br presidente@sindifoz.com.br
ONDE ESTAMOS Rua Silvio Sottomaior, 187, salas 06 e 07 Pilar Parque Campestre Foz do Iguaçu/PR CEP: 85862-295
COMO CHEGAR
SINDIFOZ NAS MÍDIAS