(45)3526-3800 (45) 998430485
associe-se

publicado em 2024-02-23

CONET & INTERSINDICAL

O Sistema Transporte participou, na última semana, da primeira edição de 2024 do CONET&Intersindical (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado), realizado pela ANTC&Logística, em São Paulo (SP). O evento é realizado duas vezes ao ano com o objetivo de divulgar pesquisas nacionais sobre tarifas, frete, legislação e políticas públicas voltadas ao transporte rodoviário de cargas (TRC) e abrir espaço de debates com as lideranças do segmento para analisar temas considerados recorrentes e importantes.

A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente do Sistema Transporte, Vander Costa; do presidente da ANTC&Logística, Eduardo Rebuzzi; e de outros membros da nova diretoria apresentada na cerimônia.

Durante a programação, foram apresentados os resultados do Índice Nacional dos Custos de Transporte. A pesquisa realizada pela ANTC&Logística indica que os reajustes no frete não foram suficientes para cobrir os aumentos dos custos dos últimos anos. A sondagem indica ainda a existência de uma defasagem média no TRC de 8,5%, sendo de 9,6% no transporte de carga fracionada (onde as cargas de vários clientes são compartilhadas no mesmo veículo) e de 7,6% na carga lotação (onde a carga de um único embarcador ocupa toda a capacidade do veículo).

Segundo a Associação, esta defasagem entre o frete recebido e os custos apurados pela ANTC demonstra como as empresas do setor foram impactadas com as instabilidades e os aumentos do preço dos insumos.

No painel “Adição do Biodiesel e seus Impactos no Transporte Rodoviário de Cargas”, a gerente Ambiental da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Érica Marcos, falou sobre sustentabilidade no transporte, transição energética e a questão do biocombustível no país. Em seguida, o diretor executivo da CNT, Bruno Batista, subiu ao palco e apresentou o resultado da Pesquisa CNT de Rodovias 2023 e de outros estudos técnicos realizados pela Confederação.

Também prestigiaram o evento o presidente do SindiFoz, Celso A. Gallegario, a Assessora Jurídica Dra. Aline Maicrovicz e a vice-presidente da Comjovem de Foz do Iguaçu Patrícia Blum.

Fonte: Fetranspar

FALE CONOSCO 45 3526-3800 adm@sindifoz.com.br juridico@sindifoz.com.br presidente@sindifoz.com.br
ONDE ESTAMOS Rua Silvio Sottomaior, 187, salas 06 e 07 Pilar Parque Campestre Foz do Iguaçu/PR CEP: 85862-295
COMO CHEGAR