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publicado em 2025-02-11
APÓS O 1º CONET&INTERSINDICAL DE 2025, NOVOS PARÂMETROS E PREVISÕES, PARA O TRANSPORTE NACIONAL E INTERNACIONAL, SÃO EXPOSTOS.
Desafios e oportunidades do transporte em 2025 são destacados pelo presidente Vander Costa em evento da NTC&Logística
Durante o CONET&Intersindical, evento realizado em Foz do Iguaçu (PR), Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, destacou que os investimentos em infraestrutura de transporte em 2025 serão cruciais para o crescimento do setor. Ele ressaltou as soluções implementadas pelo Ministério dos Transportes e pela ANTT, muitas das quais surgiram a partir de diálogos com o governo. Costa também abordou os avanços nas concessões rodoviárias e nos investimentos em outros modos de transporte, além dos desafios relacionados à reforma tributária e à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 5.322.
Eduardo Rebuzzi, presidente da NTC&Logística, ressaltou a relevância de Foz do Iguaçu como sede do evento, destacando que a cidade é um motor econômico importante do Paraná, com grande impacto no transporte de cargas, logística e comércio internacional. Flávio Benatti, vice-presidente da CNT, mencionou o evento como uma oportunidade para discutir questões tarifárias e outros temas que afetam diretamente as empresas do setor. Ele ainda enfatizou a importância de legislações que surgiram de contribuições dos transportadores, como as Leis nº 11.442/2007 e nº 12.619/2012.
Vinicius Ladeira, diretor adjunto do SEST SENAT, participou de um painel sobre ESG, abordando a dificuldade na contratação de mão de obra qualificada. Ele destacou o compromisso da instituição em oferecer capacitação profissional e serviços de saúde para os trabalhadores do setor, visando melhorar a qualidade de vida desses profissionais. O CONET&Intersindical reafirmou o papel essencial do setor rodoviário de cargas na economia nacional e consolidou Foz do Iguaçu como um centro estratégico para discussões sobre logística e transporte no Brasil.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual (07/02/2025)
Agência CNT Transporte Atual
Chapéu: CONET&INTERSINDICAL
ANTT reajusta tabela dos pisos mínimos de frete
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atualizou os valores dos pisos mínimos de frete para o transporte rodoviário de cargas, com base em um reajuste de 5,57% no preço do Diesel S10 ao consumidor, conforme a Portaria Suroc nº 3/2025, publicada no Diário Oficial da União em 07/02. O reajuste é consequência da variação superior a 5% no preço do combustível, conforme determina a Lei nº 13.703/2018, que estabelece a atualização da tabela de frete sempre que houver oscilação significativa no valor do Diesel S10. De acordo com levantamento da ANP, o preço médio do Diesel S10 entre 02 e 08 de fevereiro foi de R$6,44 por litro, o que gerou o reajuste após o último valor de referência, que foi de R$6,10 por litro.
Com o atingimento do gatilho, os reajustes médios tabela frete foram os seguintes, de acordo com o tipo de operação:
Fonte: ANTT
Divulgação / AESCOM ANTT
Chapéu: FRETE
DNIT anuncia aumento de mais de 4% nas tarifas para concessão de AET
A partir de 1º de março de 2025, os transportadores terão que pagar mais caro para obter a Autorização Especial de Trânsito (AET) e a Autorização Específica (AE) para circular em rodovias federais. O reajuste foi estabelecido pela Portaria nº 825 do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicada no Diário Oficial da União em 6 de fevereiro. O aumento será de 4,71%, sendo que o valor da AET e AE para Combinações de Veículos de Carga (CVC) passará de R$ 85,98 para R$ 90,03, enquanto as demais autorizações terão o valor reajustado de R$ 83,68 para R$ 87,62.
Além disso, a portaria mantém o acréscimo de 2% no valor inicial para cada veículo adicional incluído na solicitação de AET, quando permitido incluir reboques ou semirreboques extras, conforme a regulamentação vigente. Esse reajuste afeta diretamente os custos de transportadores que dependem dessas autorizações para realizar operações com veículos de grande porte ou para transporte de cargas especiais.
As Autorizações Especiais de Trânsito (AET) são exigidas para veículos como rodotrens, bitrens de 9 eixos, cegonhas e outros veículos que transportam cargas indivisíveis ou que excedem os limites estabelecidos pela Resolução nº 882 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), como comprimento superior a 19,80 metros ou peso superior a 58,5 toneladas. Essas autorizações são essenciais para garantir a segurança e o cumprimento das normas de trânsito para veículos que operam fora dos parâmetros convencionais.
Fonte: Caminhões e Carretas (10/02/2025)
Reprodução
Chapéu: AET
Mercado projeta inflação em 5,58% para 2025; PIB fica em 2,03%
O mercado financeiro ajustou suas projeções para a inflação e o crescimento da economia brasileira. De acordo com o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, a expectativa de inflação para este ano foi revisada para 5,58%, um aumento em relação aos 5,51% da semana anterior. Além disso, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 foi reduzido de 2,04% para 2,03%. Para os anos seguintes, as previsões de PIB também apontam uma desaceleração, com 1,7% em 2026, 3,9% em 2027 e 2% em 2028. A inflação para os próximos anos também foi revista, com a projeção de 4,3% para 2026 e 3,9% para 2027.
Em relação à taxa básica de juros, a projeção para 2025 permanece em 15%, mesma expectativa das últimas quatro semanas. Para 2026, espera-se uma redução para 12,5%, com as projeções para 2027 e 2028 apontando 10,5% e 10%, respectivamente. O Comitê de Política Monetária (Copom) tem utilizado a Selic como principal ferramenta para controlar a inflação, que em 2023 fechou acima da meta, com um IPCA de 4,83%. A recente elevação de 1 ponto percentual na Selic, em janeiro, visou ajudar na convergência da inflação para a meta de 3% em 2025, com tolerância de 1,5% a 4,5%.
No mercado de câmbio, a previsão para o dólar foi mantida em R$ 6,00 para 2025 e 2026, com a cotação atual em R$ 5,75. Para os anos seguintes, espera-se que a moeda norte-americana permaneça relativamente estável, com a projeção de R$ 5,93 para 2027 e R$ 5,99 para 2028. A estabilidade no câmbio reflete a expectativa do mercado em relação à economia global e aos desafios internos, como a inflação e as políticas monetárias adotadas pelo Banco Central para controlar a pressão sobre os preços.
Fonte: Agência Brasil (10/02/2025)
Marcello Casal / Agência Brasil
Chapéu: INFLAÇÃO