No Dia do Despachante Aduaneiro, 25 de abril, conheça os desafios e transformações da profissão.
No dia 25 de abril, comemora-se o dia do despachante aduaneiro! Que tal aproveitar a data para refletir sobre a importância desse profissional e os desafios que ele enfrenta no seu cotidiano?
Afinal, estamos falando de uma profissão complexa, que requer conhecimentos multidisciplinares e tem seus processos impactados pela tecnologia. A constante transformação da área também demanda que os profissionais invistam cada vez mais em capacitação, para que não acabem defasados em relação ao mercado.
Vale lembrar que hoje a profissão faz parte do Regulamento Aduaneiro, já que foi mencionada em uma subseção de capítulo do documento. Nem sempre foi assim. Por isso, fica evidente que o trabalho desse profissional é cada vez mais legitimado.
Importância do despachante aduaneiro
O dia do despachante aduaneiro é um reconhecimento da importância desse profissional para o comércio exterior.
É ele que representa os importadores e exportadores diante da Receita Federal e outras instituições comerciais. Além disso, o profissional é responsável por reunir a documentação necessária de acordo com a legislação, para que seja apresentada à alfândega.
Outras atribuições ainda podem ser citadas: liberação aduaneira de cargas, procedimentos fiscais e tributários e intermediação entre as partes pública e privada. Ou seja, o despachante aduaneiro está presente em diversas etapas dos processos que envolvem as mercadorias.
Tudo isso é essencial para uma boa dinâmica do comércio exterior. Por isso, fica evidente a importância do despachante aduaneiro nos processos das empresas e até mesmo na movimentação da economia, que depende do trânsito internacional de mercadorias.
Desafios enfrentados pelo despachante aduaneiro
O despachante aduaneiro enfrenta diversos desafios no seu cotidiano. Sua principal atividade é conhecer e lidar com a legislação, que, no Brasil, é bastante complexa. A partir disso, o profissional precisa gerenciar conflitos entre os interesses do governo e do importador e exportador de forma a atender a todas as exigências legais.
Nesse sentido, ele desenvolve um trabalho de meio de campo, apresentando todas as questões envolvidas para o cliente que deseja exportar ou importar mercadorias. Mas, para isso, é preciso que o despachante tenha conhecimentos sobre diversos assuntos e esteja sempre atualizado.
Para atuar no despacho aduaneiro, é preciso sobretudo ter conhecimentos sobre legislação e economia, pois os processos de trabalho estão diretamente ligados a essas áreas. Como já mencionamos, a legislação é complexa. Para importar roupas, as leis exigem requisitos diferentes em relação a importar remédios, por exemplo.
Além disso, o profissional deve manter-se atualizado em dois sentidos. Primeiro, ele precisa estudar sempre para ter conhecimentos de eventuais mudanças na legislação, nas diretrizes internacionais e no próprio processo do despacho aduaneiro.
Segundo, o despachante deve estar inteirado a respeito de tudo que acontece no mundo, desde a área da economia à saúde. Isso é ainda mais importante para aqueles que atuam em empresas que realizam o comércio internacional em diferentes segmentos.
Somado a isso, o profissional ainda precisa enfrentar uma rotina de trabalho que exige alto nível de atenção. Até mesmo os menores erros no preenchimento de dados e documentos podem gerar multas, o que fere a credibilidade da empresa e traz prejuízos para o cliente.
Despachante Aduaneiro, O SINDIFOZ os parabeniza pelo seu dia!