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publicado em 2025-06-26

Fronteira trinacional se transforma: obras da Ponte da Integração e Perimetral Leste caminham para conclusão.

Aduanas se consolidam na Ponte da Integração e líderes tratam próximos passos

Durante o encontro realizado em Assunção, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente do Paraguai, Santiago Peña, trataram da conclusão das obras de acesso e da estrutura alfandegária da Ponte da Integração. Ambos reafirmaram o compromisso com a ativação plena da nova ligação internacional, destacando a importância estratégica da ponte para o fortalecimento do comércio bilateral e da logística regional. O diálogo reforçou a parceria entre os dois países para viabilizar a operação da aduana e garantir mais agilidade e segurança.

 

Na pauta, estavam:

A conclusão dos acessos rodoviários: frente sob responsabilidade do DER‑PR no lado brasileiro e do governo paraguaio no lado de lá.

Espaços alfandegários, com foco também no Porto de Paranaguá e no futuro Porto de Santa Helena, para reforçar o corredor logístico entre Paraná e Paraguai via oceano.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), destacou:

“Tratamos de cronogramas e organização de futuras agendas para visita técnica e inauguração.”

Enquanto o presidente do Paraguai, Santiago Peña, relatou que o encontro foi:

“Um exemplo de tudo o que podemos conquistar trabalhando juntos.”

 

Rumor sobre apoio argentino à transferência da aduana de Puerto Iguazú: o que é verdade?

Circula especulação de que a Argentina estaria apoiando a transferência da aduana localizada na Ponte da Fraternidade (focada no trânsito Brasil–Argentina em Foz do Iguaçu–Puerto Iguazú).

No entanto:

  • Nenhuma fonte confiável (governo argentino, imprensa local ou agências oficiais) indica apoio a uma movimentação desse tipo.
  • Os acordos recentes envolvendo Argentina, Brasil e Paraguai se concentram em cooperação policial, segurança e controle aduaneiro, como a renovação do Comando Tripartite, sem menção a remanejamento físico de aduanas.
  • A aduana de Puerto Iguazú, na Ponte da Fraternidade, permanece sob administração argentina e não há procedimentos formais em andamento sobre mudanças.

Conclusãoo suposto apoio argentino à transferência da aduana de Puerto Iguazú não se sustenta — é um rumor sem respaldo oficial. A Argentina segue atuando e mantendo sua estrutura aduaneira tradicional na Ponte da Fraternidade.

 

 Panorama geral:

   
Tema Situação atual
Ponte da Integração Concluída (ago/23); acessos e aduanas em fase final
Reunião Ratinho–Peña Discutidos cronogramas, acessos e aduanas em Paranaguá/Santa Helena
Aduana Argentina (Puerto Iguazú) Sem planos ou apoio oficial para transferência

  

 

Paralelamente à finalização das aduanas na Ponte da Integração, as obras da nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu também seguem avançando.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) já concluiu 61% da rodovia, que vai ligar a BR-469 (Rodovia das Cataratas) à BR-277, facilitando o acesso ao futuro ponto aduaneiro da ponte.

Entre os destaques recentes está o viaduto sobre a BR-277, já concretado, que permitirá a integração direta com a nova perimetral. Além disso, mais da metade dos serviços de pavimentação foram executados e começou a instalação de defensas metálicas e barreiras de concreto para segurança viária.

As obras fazem parte de um investimento conjunto do Governo do Paraná, governo federal e Itaipu Binacional, com valor estimado em R$ 83 milhões, e são estratégicas para viabilizar a operação logística da nova ligação entre Brasil e Paraguai.

 

OBS: Informações mais detalhadas sobre o andamento da perimetral estão disponíveis em boletins publicados mensalmente pelo DER/PR.

Interessados podem se cadastrar AQUI para receber as publicações por e-mail, que incluem atividades da equipe de gestão ambiental da obra.

 

 

 

 

 

Fonte e Foto: https://www.infraestrutura.pr.gov.br/ Informativos/Markting SindiFoz.

 

 

 

 

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