(45) 99843-0485
associe-se

publicado em 2025-08-04

Foz do Iguaçu terá novo Porto Seco, o maior da América Latina, e se consolida como principal hub alfandegário da Tríplice Fronteira.

 

Maior Porto Seco da América Latina será construído em Foz do Iguaçu.

Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, ganhará uma nova estrutura que vai consolidar a cidade como o principal hub alfandegário da Tríplice Fronteira. Foi lançada, nesta segunda-feira (4), a pedra fundamental do novo Porto Seco de Foz, o maior da América Latina, com capacidade de receber 2 mil caminhões por dia, aumentando em 30% a movimentação do atual terminal da cidade.

O projeto conta com o apoio do Governo do Estado e da Receita Federal e integra um conjunto de obras voltadas à melhoria da logística na região, como a duplicação da Rodovia das Cataratas, a construção da Perimetral Leste e da Ponte da Integração Brasil–Paraguai, além do pacote de concessões rodoviárias do Paraná.

“Foz do Iguaçu está passando por uma grande transformação, com um robusto pacote de infraestrutura, incluindo a segunda ponte Brasil–Paraguai e as obras de acesso que proporcionarão muito mais conforto na ligação entre os dois países, além de desviar o tráfego pesado da área urbana”, destacou o governador Ratinho Junior. “Agora, com esse investimento expressivo no novo Porto Seco, toda a logística regional será beneficiada, ampliando a movimentação dos setores de importação, exportação e comércio exterior com a Argentina e o Paraguai.”

Com previsão de início das operações em dezembro de 2026, a nova unidade tem prazo de concessão de 35 anos. Localizada na saída da cidade, às margens da BR-277, ocupa um terreno de 550 mil metros quadrados. A estrutura também contribuirá para desafogar o trânsito urbano de Foz do Iguaçu, onde atualmente está situado o antigo Porto Seco.

“O novo Porto Seco representa uma mudança de patamar na mobilidade e no transporte de cargas em nossa cidade e região, com grande potencial para fomentar o comércio internacional. Essa obra demonstra a confiança do setor privado em investir em Foz do Iguaçu”, afirmou o prefeito Joaquim Silva e Luna.

O presidente do grupo Multilog, Djalma Vilela, ressaltou que a empresa aposta na transformação de Foz do Iguaçu em um grande hub logístico do Mercosul. “Este novo terminal é praticamente três vezes maior que o anterior, com capacidade para atender até 2 mil caminhões por dia”, afirmou. “Visualizamos essa área como uma nova fronteira para Foz, desafogando o tráfego da estrutura atual. Aqui teremos um fluxo mais ágil e uma capacidade de carga ampliada, considerando também o crescimento previsto para os próximos anos.”

 

 

 

 

Fonte e Foto: Governo do Paraná/ Marketing SindiFoz.

 

FALE CONOSCO (45) 99843-0485 adm@sindifoz.com.br diretor@sindifoz.com.br presidente@sindifoz.com.br
ONDE ESTAMOS Rua Silvio Sottomaior, 187, salas 06 e 07 Pilar Parque Campestre Foz do Iguaçu/PR CEP: 85862-295
COMO CHEGAR
COMO CHEGAR
SINDIFOZ NAS MÍDIAS
Sindifoz 1990 - 2025 - Todos os Direitos Reservados