associe-se
publicado em 2025-09-08
Ponte da Bioceânica : Obras em setembro de 2025 avançam com mais de 77% concluídas.
Na última quarta-feira (3), um caminhão betoneira trafegou pelo viaduto de acesso à cabeceira paraguaia, um feito simbólico que reforça a consolidação da infraestrutura e simboliza a integração do trecho estaiado principal da ponte.
A ponte tem orçamento estimado em R$ 575 milhões, conforme o MOPC do Paraguai. A previsão de entrega foi revisada para o primeiro semestre de 2026, enquanto a rodovia que atravessa o Chaco paraguaio estará concluída posteriormente, por volta de 2027.
No lado brasileiro, os trabalhos incluem 13,1 km de acessos viários, ligando a BR-267 à ponte, via consórcio PDC Fronteira, com investimento de R$ 474 milhões provenientes do Novo PAC. Já os 4 km de acesso no Paraguai são executados por consórcio formado por Tecno edil e LT Construções, com investimento de US$ 14 milhões.
Segundo relatórios técnicos, os pilares principais no lado paraguaio já estão 88,9% concluídos, enquanto no lado brasileiro os pilares estão com 100% de execução.
Do total de 83 segmentos estruturais previstos, 18 já foram concluídos, representando 21,69% de progresso nessa etapa-chave.
A construção envolve um vão de 354 metros, com 35 metros de altura sobre o rio, utilizando a técnica de "carro de avanço" para execução do tabuleiro de concreto.
A Ponte da Bioceânica é peça central do Corredor Rodoviário que busca encurtar as trajetórias de exportação do Brasil rumo ao Pacífico, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo o comércio, turismo e integração regional.
| Aspecto | Detalhes |
|---|---|
| Andamento da construção | 77,5% concluído |
| Marco simbólico | Primeiro caminhão transitou pelo viaduto paraguaio |
| Investimento | R$ 575 milhões (ponte) + R$ 474 milhões (acessos BR) + US$ 14 milhões (PY acessos) |
| Conclusão prevista | Ponte no 1º semestre de 2026; rodovia chaco paraguaio até 2027 |
| Progresso estrutural | 100% dos pilares (Brasil); 88,9% (Paraguai); 21,69% dos segmentos |
| Técnica utilizada | Carro de avanço para tabuleiro estaiado de 354 m, 35 m acima do rio |
| Importância geoeconômica | Integração logística América do Sul, reduz custos e tempo de exportação |
A obra segue em ritmo acelerado, com elementos visíveis de avanço e simbolismos que refletem a proximidade de sua conclusão. Se quiser, posso complementar com mais informações sobre impactos econômicos, ambientais ou comerciais da Rota Bioceânica!
Um acordo, duas pontes
O financiamento da Ponte da Bioceânica pela diretoria paraguaia de Itaipu faz parte de um acordo firmado entre Brasil e Paraguai em 2018.Assinado pelos presidentes Michel Temer e Mario Abdo Benítez, em dezembro de 2018, o documento previa a construção de duas pontes.Já concluída, a Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, recebeu recursos da diretoria brasileira de Itaipu. Atualmente ainda em andamento, a Ponte da Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, conta com verbas da metade paraguaia da binacional.
Fontes:
www.h2foz.com.br/Guilerme wojciechowski
www.capitalnews.com.br
www.campograndenews.com.br/ Silvia Frias
Fotos: