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publicado em 2025-09-08

Ponte da Bioceânica : Obras em setembro de 2025 avançam com mais de 77% concluídas.

 

Conclusão de pilar de sustentação no lado brasileiro marca avanço de ponte.
 
O cronograma da obra na fronteira entre Brasil e Paraguai está previsto para ser finalizado em 2026.
 
 
Em setembro de 2025, as obras da Ponte da Bioceânica, que ligará o Brasil ao Paraguai sobre o Rio Paraguai — conectando Porto Murtinho–MS e Carmelo Peralta (PY) — avançaram significativamente. O consórcio responsável já completou 77,5% do cronograma da obra.
 

Marco simbólico: passagem do primeiro caminhão (foto em anexo)

Na última quarta-feira (3), um caminhão betoneira trafegou pelo viaduto de acesso à cabeceira paraguaia, um feito simbólico que reforça a consolidação da infraestrutura e simboliza a integração do trecho estaiado principal da ponte.

 

Investimentos e cronograma

A ponte tem orçamento estimado em R$ 575 milhões, conforme o MOPC do Paraguai. A previsão de entrega foi revisada para o primeiro semestre de 2026, enquanto a rodovia que atravessa o Chaco paraguaio estará concluída posteriormente, por volta de 2027.

No lado brasileiro, os trabalhos incluem 13,1 km de acessos viários, ligando a BR-267 à ponte, via consórcio PDC Fronteira, com investimento de R$ 474 milhões provenientes do Novo PAC.  Já os 4 km de acesso no Paraguai são executados por consórcio formado por Tecno edil e LT Construções, com investimento de US$ 14 milhões.

 

Componentes estruturais da ponte.

Segundo relatórios técnicos, os pilares principais no lado paraguaio já estão 88,9% concluídos, enquanto no lado brasileiro os pilares estão com 100% de execução.

Do total de 83 segmentos estruturais previstos, 18 já foram concluídos, representando 21,69% de progresso nessa etapa-chave. 

A construção envolve um vão de 354 metros, com 35 metros de altura sobre o rio, utilizando a técnica de "carro de avanço" para execução do tabuleiro de concreto.

 

Visão estratégica da Rota Bioceânica

A Ponte da Bioceânica é peça central do Corredor Rodoviário que busca encurtar as trajetórias de exportação do Brasil rumo ao Pacífico, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo o comércio, turismo e integração regional. 

 

Resumo dos principais dados atuais:

Aspecto Detalhes
Andamento da construção 77,5% concluído
Marco simbólico Primeiro caminhão transitou pelo viaduto paraguaio
Investimento R$ 575 milhões (ponte) + R$ 474 milhões (acessos BR) + US$ 14 milhões (PY acessos)
Conclusão prevista Ponte no 1º semestre de 2026; rodovia chaco paraguaio até 2027
Progresso estrutural 100% dos pilares (Brasil); 88,9% (Paraguai); 21,69% dos segmentos
Técnica utilizada Carro de avanço para tabuleiro estaiado de 354 m, 35 m acima do rio
Importância geoeconômica Integração logística América do Sul, reduz custos e tempo de exportação

A obra segue em ritmo acelerado, com elementos visíveis de avanço e simbolismos que refletem a proximidade de sua conclusão. Se quiser, posso complementar com mais informações sobre impactos econômicos, ambientais ou comerciais da Rota Bioceânica!

 

Um acordo, duas pontes

O financiamento da Ponte da Bioceânica pela diretoria paraguaia de Itaipu faz parte de um acordo firmado entre Brasil e Paraguai em 2018.Assinado pelos presidentes Michel Temer e Mario Abdo Benítez, em dezembro de 2018, o documento previa a construção de duas pontes.Já concluída, a Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, recebeu recursos da diretoria brasileira de Itaipu. Atualmente ainda em andamento, a Ponte da Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, conta com verbas da metade paraguaia da binacional.

 

 

 

Fontes:

www.h2foz.com.br/Guilerme wojciechowski

www.capitalnews.com.br

www.campograndenews.com.br/ Silvia Frias

Fotos: 

Toninho Ruiz
Gentileza/MOPC
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