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publicado em 2025-09-12

Rodovias do Futuro: Transformação Digital na ANTT.

Free Flow, pesagem em movimento e conectividade são destaques da nova gestão, que promete menos burocracia e mais eficiência no transporte.

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia uma nova fase com a posse de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio como diretor-geral, em 16 de setembro, em Brasília. O mandato vai até 2029 e traz como prioridade a digitalização, eficiência e melhores condições para transportadores e caminhoneiros.

 

 Principais novidades para o setor

  • Pedágio Free Flow

  • Cobrança sem necessidade de parar em praças.

  • Primeiro trecho confirmado: praça de São José dos Pinhais–PR.

  • Expectativa: até 5 anos sem praças físicas em operação.

  • Pesagem em Movimento (BSWIN)

  • Caminhões pesados em movimento, sem paradas obrigatórias.

  • Redução de filas, mais segurança e menos emissão de poluentes.

 

Condições para caminhoneiros

  • Pontos de Parada e Descanso (PPDs) obrigatórios em concessões.

  • Locais gratuitos, seguros e com infraestrutura adequada.

  • Todos os trechos terão internet disponível para monitoramento e comunicação.

 

Infraestrutura rodoviária no Paraná

  • Conclusão dos leilões dos dois últimos lotes do maior programa de concessões rodoviárias do país, previsto para outubro.

  • BR-277: ampliação de faixas, duplicações e Free Flow.

  • Foco no corredor de acesso ao Porto de Paranaguá.

  •  

Ferrovias e integração logística

  • Avaliação sobre a renovação da Malha Sul (Grupo Rumo).

  • Estudo de autorizações ferroviárias para novos projetos.

  • Meta: integração eficiente entre rodovias, ferrovias e portos.

  •  

Atendimento digital ao transportador

  • Em desenvolvimento aplicativo oficial da ANTT.

  • Serviços previstos:

  • Consulta ao RNTRC

  • Acompanhamento de autuações

  • Recursos online

  • Integração com outros órgãos públicos

  • Mais transparência e menos burocracia.

  •  

Sustentabilidade

  • Ações alinhadas ao Despoluir (CNT/FETRANSPAR).

  • Tecnologias que reduzem emissões e aumentam a eficiência operacional.

 


 O que muda para o transportador?

  • Menos tempo parado em pedágios e balanças.

  • Mais segurança e conectividade nas rodovias.

  • Melhor infraestrutura no acesso ao Porto de Paranaguá.

  • Ferramentas digitais que simplificam o contato com a ANTT.

  • Concessões com obrigações claras de atendimento aos caminhoneiros.


O SINDIFOZ seguirá acompanhando a implantação dessas medidas para garantir que os interesses dos transportadores sejam respeitados e que os benefícios cheguem, de fato, ao dia a dia das operações.

 

 

 

 

Fonte e Foto:

www.fetranspar.org.br/Gheysa Padilha

 Foto Divulgação

 

 

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