publicado em 2025-09-12
Rodovias do Futuro: Transformação Digital na ANTT.
Free Flow, pesagem em movimento e conectividade são destaques da nova gestão, que promete menos burocracia e mais eficiência no transporte.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) inicia uma nova fase com a posse de Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio como diretor-geral, em 16 de setembro, em Brasília. O mandato vai até 2029 e traz como prioridade a digitalização, eficiência e melhores condições para transportadores e caminhoneiros.
Pedágio Free Flow
Cobrança sem necessidade de parar em praças.
Primeiro trecho confirmado: praça de São José dos Pinhais–PR.
Expectativa: até 5 anos sem praças físicas em operação.
Pesagem em Movimento (BSWIN)
Caminhões pesados em movimento, sem paradas obrigatórias.
Redução de filas, mais segurança e menos emissão de poluentes.
Condições para caminhoneiros
Pontos de Parada e Descanso (PPDs) obrigatórios em concessões.
Locais gratuitos, seguros e com infraestrutura adequada.
Todos os trechos terão internet disponível para monitoramento e comunicação.
Infraestrutura rodoviária no Paraná
Conclusão dos leilões dos dois últimos lotes do maior programa de concessões rodoviárias do país, previsto para outubro.
BR-277: ampliação de faixas, duplicações e Free Flow.
Foco no corredor de acesso ao Porto de Paranaguá.
Ferrovias e integração logística
Avaliação sobre a renovação da Malha Sul (Grupo Rumo).
Estudo de autorizações ferroviárias para novos projetos.
Meta: integração eficiente entre rodovias, ferrovias e portos.
Atendimento digital ao transportador
Em desenvolvimento aplicativo oficial da ANTT.
Serviços previstos:
Consulta ao RNTRC
Acompanhamento de autuações
Recursos online
Integração com outros órgãos públicos
Mais transparência e menos burocracia.
Sustentabilidade
Ações alinhadas ao Despoluir (CNT/FETRANSPAR).
Tecnologias que reduzem emissões e aumentam a eficiência operacional.
Menos tempo parado em pedágios e balanças.
Mais segurança e conectividade nas rodovias.
Melhor infraestrutura no acesso ao Porto de Paranaguá.
Ferramentas digitais que simplificam o contato com a ANTT.
Concessões com obrigações claras de atendimento aos caminhoneiros.
O SINDIFOZ seguirá acompanhando a implantação dessas medidas para garantir que os interesses dos transportadores sejam respeitados e que os benefícios cheguem, de fato, ao dia a dia das operações.
Fonte e Foto:
www.fetranspar.org.br/Gheysa Padilha
Foto Divulgação