publicado em 2025-09-22
Governo do Paraná lança Poupatempo e inaugura primeiras unidades em outubro. “Utilidade Pública.”
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta semana o decreto n.º 11.247/2025, que regulamenta e institui oficialmente o Poupatempo Paraná. O programa pretende centralizar, simplificar e aprimorar a prestação de serviços públicos estaduais, garantindo eficiência, qualidade e acessibilidade por meio de Unidades de Atendimento ao Cidadão e canais digitais.
A operacionalização ficará a cargo do Consórcio PR Cidadania, formado pelas empresas Cix Citizen Experience S/A, Quipux S.A.S. do Brasil e Urban Participações Ltda, vencedor da licitação e responsável por implantar, operar e manter os espaços.
O Estado terá 20 unidades e a primeira deve ser inaugurada no início de outubro, em Curitiba. A previsão é de até 7 milhões de atendimentos anuais, ou cerca de 27 mil por dia.
As centrais de atendimento funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com estruturas padronizadas e acessíveis, incluindo áreas de espera, guichês, estacionamento e sinalização voltada à comodidade do cidadão.
Os “poupatempos” irão concentrar, em um só lugar, serviços estaduais, municipais e federais, como emissão de documentos, licenças, alvarás e orientações sobre programas governamentais. Além do atendimento físico, haverá plataformas digitais que possibilitam diferentes modalidades:
100% digitais;
digitais com apoio de atendente por videochamada;
híbridas, iniciadas online e concluídas presencialmente.
Entre as principais funcionalidades estão:
emissão da nova Carteira de Identidade;
serviços do Detran-PR (veículos e habilitação);
cadastros e consultas do Casa Fácil Paraná e financiamentos da Cohapar;
serviços da Copel (segunda via, desligamento/religação e atualização cadastral);
serviços da Sanepar (contas, ramais e reparos na rede);
encaminhamento de seguro-desemprego e vagas nas Agências do Trabalhador;
atendimentos de secretarias estaduais, como Educação, Administração e Previdência, Fazenda, além de órgãos como a Jucepar.
O atendimento será realizado mediante agendamento online no portal ou aplicativo (Android e iOS). Também será possível marcar horário nos totens de autoatendimento, que em algumas unidades funcionarão em horários estendidos.
As opções de atendimento incluem:
Presencial – com triagem e direcionamento ao guichê;
Remoto por videochamada – sem necessidade de deslocamento;
Digital – pelo portal, aplicativo ou totens.
Curitiba: Shopping Estação (Av. 7 de Setembro, 2775) / Park Shopping Boulevard (BR 116, 16303 – Pinheirinho) / Av. Paraná, 2272 (Boa Vista)
Londrina: Boulevard Shopping Londrina (Av. Theodoro Victorelli, 150)
Maringá: Shopping Cidade Maringá (Av. Tuiuti, 710 – Vila Morangueira)
Ponta Grossa: Palladium Shopping PG (Rua Hermelino de Leão, 703)
São José dos Pinhais: Shopping São José (Rua Dona Izabel a Redendora, 1434)
Foz do Iguaçu: Cataratas JL Shopping (Av. Costa e Silva, 185)
Cascavel: Cascavel JL Shopping (Av. Toledo, 432)
Umuarama: Palladium Shopping Umuarama (Av. Paraná, 8455)
Apucarana: Rua Nagib Daher, 43 – Centro
O programa será implementado em três fases ao longo de até um ano:
1ª fase: inauguração das oito unidades já anunciadas em Curitiba (Shopping Estação e Park Shopping Boulevard), Ponta Grossa, Umuarama, Londrina, Foz do Iguaçu, Maringá e São José dos Pinhais;
2ª fase: Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba (Boa Vista), Guarapuava e Paranaguá;
3ª fase: Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Pinhais e Toledo.
Além das obras, as próximas etapas incluem treinamento de equipes, instalação da comunicação visual e campanhas de orientação à população.
Segundo o decreto, a Superintendência Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), vinculada à Casa Civil, será responsável por definir metas, indicadores e padrões de qualidade, além de coordenar a integração entre órgãos.
A prioridade será a digitalização dos serviços e a interoperabilidade de sistemas, permitindo também a inclusão de serviços municipais e federais por meio de convênios.
O contrato com o Consórcio PR Cidadania prevê investimento de R$ 871,3 milhões em cinco anos, com custo médio de R$ 27,07 por atendimento, valor quase 70% menor que o atual. A economia pode ultrapassar R$ 2 bilhões durante a vigência do contrato.
Fonte e Foto:
www.parana.pr.gov.br/Editoria: Serviços Públicos/ Geraldo Bubniak/AEN