publicado em 2025-09-26
Caminhos para a Descarbonização dos Transportes.
Sob o tema “Caminhos para a Descarbonização dos Transportes”, o Sistema Transporte realiza, em 23 de outubro, o 10º Fórum CNT de Debates, na sede da Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília. O encontro integra a programação pré-COP30 da entidade e antecipa os principais assuntos que serão apresentados na Estação do Desenvolvimento, espaço próprio do Sistema Transporte na conferência climática global.
A programação contará com dois painéis centrais:
“O Brasil e a Transição Energética no Transporte” — discutirá políticas públicas, metas climáticas e o papel estratégico do setor para o cumprimento dos compromissos de redução de emissões.
“Soluções Tecnológicas e Inovação para a Descarbonização” — abordará alternativas como biocombustíveis avançados, diesel verde, eletrificação e hidrogênio verde.
A cerimônia de abertura reunirá Vander Costa, presidente do Sistema Transporte; Magda Chambriard, presidente da Petrobras; e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB). Também confirmaram presença autoridades do governo federal, como Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, e Aloisio Melo, secretário nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente; além de lideranças do setor privado, entre elas Igor Calvet, presidente da Anfavea, e Francisco Mazon, CEO da Viação Santa Cruz.
Realizado bienalmente desde 2020, o Fórum CNT de Debates consolidou-se como espaço de diálogo e construção colaborativa entre o setor de transporte, a sociedade e os Três Poderes, sempre em busca de soluções para a infraestrutura e a mobilidade no Brasil.
Na COP30, em Belém, o Sistema Transporte terá papel de destaque com a Estação do Desenvolvimento — espaço proprietário da entidade com 4.000 m², dois palcos, 13 estandes e capacidade para 12 mil pessoas. Além disso, a presença nas Blue e Green Zones reforçará o posicionamento do setor como parte essencial da solução para a descarbonização, contribuindo para atrair investimentos, fomentar inovação e promover uma transição energética justa e eficaz.
A transversalidade do transporte, que conecta toda a cadeia produtiva – da agricultura à indústria e ao comércio –, coloca o setor como vetor central da transição energética e do desenvolvimento sustentável no Brasil. O desafio, porém, exige a redução de emissões em todos os modais: rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.
Entre as soluções defendidas pelo Sistema Transporte estão:
multimodalidade e renovação de frotas,
inovações tecnológicas e novos combustíveis,
capacitação e conscientização dos profissionais do setor.
“A transição energética do transporte é um desafio complexo, mas também uma oportunidade estratégica para o Brasil fortalecer sua posição no cenário global da sustentabilidade. Não existe solução única: acreditamos em abordagens integradas, que respeitem as especificidades regionais e aproveitem o potencial energético local”, destaca Vander Costa, presidente do Sistema Transporte.
10º Fórum CNT de Debates – Caminhos para a Descarbonização dos Transportes
23 de outubro de 2025
CNT – SAUS Q.1, Bloco J, Entradas 10 e 20, Ed. Clésio Andrade, Brasília (DF)
Informações e inscrições: sestsenat.org.br/10_forum_cnt_debates
Vagas presenciais limitadas (220 lugares) | Transmissão online disponível