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publicado em 2025-10-13

Paraná inicia implantação do primeiro pedágio eletrônico do Estado.

Sistema sem paradas promete viagens mais rápidas, seguras e sustentáveis, com tecnologia que moderniza a malha rodoviária e reduz custos logísticos.

 

 

O Paraná dá um passo importante rumo à modernização da sua malha rodoviária com a implantação do primeiro sistema de pedágio eletrônico do Estado, modelo que dispensa a necessidade de praças físicas e elimina as tradicionais filas para pagamento manual.

A EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná, obteve junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a autorização para iniciar o processo de implantação do novo sistema.

Serão instalados três pórticos eletrônicos nas seguintes rodovias:

  • BR-163, em Lindoeste;

  • PR-280, entre Pato Branco e Vitorino;

  • PR-182, em Ampére.

Esses locais já estavam previstos contratualmente para receber praças convencionais, mas agora adotarão o modelo eletrônico, que representa uma nova era na cobrança de tarifas de pedágio.


Como funciona o pedágio eletrônico?

O sistema opera por meio de pórticos equipados com câmeras de alta resolução e sensores inteligentes, capazes de identificar 100% das passagens de veículos. A tecnologia reconhece tanto tags eletrônicas (TAGs) instaladas nos veículos quanto as placas, permitindo uma cobrança automática e precisa.

Os sensores detectam informações como altura, largura, comprimento e número de eixos rodantes e suspensos, garantindo o cálculo correto da tarifa conforme o tipo de veículo.

Com o pedágio eletrônico, o motorista mantém a velocidade da via, sem necessidade de paradas, resultando em viagens mais rápidas, seguras e sustentáveis.


Como será feita a cobrança?

A tarifa poderá ser paga de duas formas:

  1. Por TAG eletrônica–O dispositivo instalado no para-brisa realiza a leitura automática no momento da passagem, e o valor é cobrado diretamente na conta vinculada. Essa modalidade oferece descontos progressivos conforme a frequência de uso, especialmente para veículos leves. O cálculo pode ser consultado no site epriguacu.com.br/calculadora-duf.

  2. Por leitura de placa – Caso o veículo não possua TAG, a cobrança é feita pela leitura da placa. O usuário deverá realizar o pagamento manual por meio dos canais digitais da concessionária ou nos totens instalados nas bases de atendimento (SAU) e em estabelecimentos parceiros.

Em ambos os casos, o motorista deve cadastrar seus dados pessoais e do veículo no site epriguacu.com.br/pedagio-eletronico, o que facilita o envio de notificações e evita situações de inadimplência ou evasão de pedágio.


Vantagens do novo sistema

O pedágio eletrônico traz uma série de benefícios que vão além da praticidade. Entre eles:

  • Maior fluidez e menor tempo de viagem, com o fim das filas e das paradas;

  • Mais segurança viária, ao eliminar frenagens e trocas de faixa;

  • Redução no consumo de combustível e no desgaste de freios e pneus;

  • Menor emissão de poluentes, já que o veículo não fica parado com o motor ligado;

  • Cobrança mais justa e automatizada, com identificação precisa dos veículos.

“O Pedágio Eletrônico traz ganhos significativos para a segurança e o conforto dos usuários, além de contribuir para a sustentabilidade. O modelo elimina as paradas e permite uma cobrança automatizada e prática”, afirma Sílvio Caldas, diretor-executivo da EPR Iguaçu.

Já o diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira, destaca que o novo modelo “está alinhado às principais tendências globais de inovação em mobilidade rodoviária, promovendo maior integração regional e eficiência operacional”.


Modernização e futuro das rodovias

O sistema de pedágio sem paradas já é amplamente utilizado em países da Europa e América do Norte, e vem sendo adotado progressivamente no Brasil como parte do movimento de digitalização da infraestrutura rodoviária.

Além da redução de custos operacionais e do impacto ambiental positivo, o modelo facilita a integração com tecnologias de gestão de tráfego e rastreamento de veículos, que futuramente poderão ser integradas a sistemas de monitoramento em tempo real e serviços inteligentes ao usuário.

Com a implantação dos primeiros pórticos, o Paraná se posiciona entre os Estados pioneiros na adoção do pedágio eletrônico, fortalecendo o compromisso com a mobilidade sustentável e a inovação no transporte rodoviário.


Avanço para o setor de transporte e logística

A modernização das rodovias paranaenses com a adoção do pedágio eletrônico representa um marco para o setor de transporte e logística. A agilidade nas viagens, a segurança viária e a redução de custos operacionais trazem reflexos diretos para motoristas profissionais, empresas transportadoras e autônomos.

O SindiFOZ acompanha de perto essas transformações que impactam o dia a dia das estradas, reafirmando seu compromisso com a inovação, eficiência e valorização do profissional do transporte. O avanço tecnológico é essencial para um setor mais moderno, sustentável e conectado com o futuro da mobilidade no Brasil.


Fonte: Bem Paraná / EPR Iguaçu / ANTT
Foto: Ilustrativa / Divulgação

 

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