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publicado em 2025-10-10

Brasil inaugura o primeiro Corredor Logístico Sustentável Multimodal e inicia nova era na infraestrutura de transportes.

  Projeto-piloto na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá, une inovação tecnológica, sustentabilidade e integração multimodal para modernizar a logística nacional.  

 


ANTT, Ministério dos Transportes e EPR inauguram o primeiro Corredor Logístico Sustentável Multimodal do Brasil.

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e a concessionária EPR Litoral Pioneiro lançaram oficialmente o primeiro Corredor Logístico Sustentável Multimodal do Brasil, um projeto-piloto que está sendo implementado na BR-277, entre Curitiba e Paranaguá–PR.

A iniciativa marca um novo capítulo na infraestrutura de transportes do país, ao unir inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e integração multimodal (rodoviária, ferroviária e portuária) em um mesmo ecossistema.


Um laboratório de inovação para o transporte brasileiro.

O projeto será desenvolvido num sandbox regulatório — ambiente experimental supervisionado pela ANTT que permite testar novas tecnologias, modelos de gestão e soluções sustentáveis para o transporte terrestre.

O objetivo é aprimorar a infraestrutura nacional com foco em segurança viária, eficiência energética, redução de emissões, inclusão social e resiliência climática.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, o corredor “representa o início de uma transformação estrutural na forma como o Brasil planeja e executa seus investimentos em logística, priorizando a sustentabilidade e a inovação como pilares estratégicos do desenvolvimento nacional”.


Participação social e transparência.

Para garantir a ampla participação da sociedade, a ANTT abriu a Tomada de Subsídios n.º 006/2025, que convida cidadãos, empresas, especialistas e representantes do setor a contribuírem com sugestões para a elaboração do edital que vai selecionar os participantes do Sandbox Regulatório.

As contribuições podem ser enviadas até 18h do dia 14 de outubro de 2025, por meio do Sistema ParticipANTT, disponível no portal oficial da Agência. Todos os documentos e informações complementares estão acessíveis ao público.


Tecnologia, meio ambiente e qualidade de vida

O Corredor Logístico Sustentável vai integrar soluções energéticas limpas — como o uso de energia solar, biocombustíveis e eletropostos para veículos elétricos — e sistemas inteligentes de transporte (ITS) que permitirão o monitoramento em tempo real do tráfego e das condições da via.

Entre os principais recursos previstos estão:

  • Sistemas de pesagem em movimento (Weigh-in-Motion);

  • Pedagiamento em fluxo livre (Free Flow), sem necessidade de paradas;

  • Pontos de Parada e Descanso (PPDs) modernizados para caminhoneiros, com áreas de apoio e segurança;

  • Infraestrutura de conectividade digital, permitindo comunicação entre veículos e sistemas de gestão;

  • Passagens de fauna, barreiras acústicas e ações de reflorestamento;

  • Monitoramento ambiental e climático integrado a sistemas de prevenção de acidentes.

A concessionária EPR Litoral Pioneiro será responsável pela execução das obras e pela integração tecnológica, sob acompanhamento direto da ANTT e do Ministério dos Transportes.


Rumo a uma infraestrutura mais verde e resiliente

Com a implantação na BR-277, o projeto busca consolidar um novo modelo de infraestrutura de transporte para o Brasil, alinhado às melhores práticas internacionais, à Agenda 2030 da ONU e à Política Nacional sobre Mudança do Clima.

Após a validação e avaliação de resultados, o modelo poderá ser replicado em outras concessões rodoviárias e ferroviárias sob regulação da ANTT, ampliando o alcance do conceito de corredores logísticos sustentáveis em todo o território nacional.

“O corredor sustentável é mais do que uma obra de infraestrutura — é um símbolo do futuro que o Brasil quer construir: conectado, competitivo, inclusivo e em harmonia com o meio ambiente”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho.

 

 

Fonte e Foto: Coordenação-Geral de Comunicação – ANTT

 

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