associe-se
publicado em 2025-10-15
Estratégia Nacional de Fronteiras é debatida em eventos na Tríplice Fronteira.

Entre os dias 7 e 10 de outubro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR) participou de uma série de eventos em Foz do Iguaçu (PR), na região da Tríplice Fronteira, considerada a mais dinâmica da América do Sul. As atividades ocorreram no contexto da implementação da Política Nacional de Fronteiras (PNFron).
O GSI/PR integrou uma das mesas temáticas do II Simpósio Internacional sobre Rotas de Integração Sul-Americana, que abordou o tema “Segurança e Cooperação Fronteiriça na Perspectiva das Rotas”. Durante o encontro, foram apresentados aspectos relevantes da PNFron e sua convergência com o Projeto de Integração, ambas iniciativas do Governo Federal que visam fortalecer o desenvolvimento e a segurança nas áreas de fronteira.
O simpósio foi promovido pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e contou com a presença de representantes de diversos ministérios — Planejamento e Orçamento; Educação; Ciência, Tecnologia e Inovação; Povos Indígenas; e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Também participaram reitores, professores doutores da Rede de Universidades da Fronteira (Unifronteiras), representantes do setor produtivo, industrial e comercial, além de membros da sociedade civil, o que proporcionou um ambiente multidisciplinar e estratégico para o debate.
Durante o mesmo período, o GSI/PR participou ainda da XX Reunião Ordinária do Subgrupo de Trabalho nº 18 do Mercosul – “Integração Fronteiriça”, responsável por coordenar e promover ações voltadas à integração das zonas de fronteira entre os países-membros. Na ocasião, representantes do GSI apresentaram os avanços da elaboração da Estratégia Nacional de Fronteiras (ENaFron), iniciativa interministerial que propõe ações estratégicas em segurança, integração regional, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, cidadania e proteção social.
Além disso, foram realizadas reuniões estratégicas com os coordenadores do Centro Integrado de Segurança Pública e Proteção Ambiental (CISPPA) e do Comando Tripartite (Argentina, Brasil e Paraguai) — estruturas de natureza interagências e de alcance internacional, reconhecidas como referências em governança colaborativa e integração institucional.
Essas iniciativas são fundamentais para o fortalecimento do combate aos crimes transfronteiriços e serão ampliadas com a implementação da Estratégia Nacional de Fronteiras, reforçando o compromisso do Governo Federal com a segurança, a integração e o desenvolvimento sustentável das regiões de fronteira.
Fonte e Foto: ww.gov.br
Categoria: Defesa Civil e Defesa Nacional