associe-se
publicado em 2025-11-03
Tarifas de pedágio no Paraná caem até 33% com novos leilões de concessões.
Os motoristas que utilizam frequentemente as rodovias do Paraná terão tarifas de pedágio até 33% mais baratas, além de descontos progressivos e benefícios para quem usa sistemas automáticos de pagamento. O resultado é fruto dos novos leilões de concessões rodoviárias realizados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), que marcam uma nova etapa no programa de modernização da malha viária do Estado.
Com o último leilão, realizado na quinta-feira (30), a tarifa média por quilômetro rodado caiu significativamente em relação aos contratos encerrados em 2021. Caso os valores anteriores fossem corrigidos pela inflação, o desconto acumulado chegaria a 52,13%. Até 2021, a tarifa base média era de R$ 0,1919 em pistas simples e R$ 0,2675 em rodovias duplicadas. Com as novas concessões, os valores passam a ser R$ 0,1281 e R$ 0,1793, respectivamente.
Segundo o Governo do Estado, o novo modelo foi estruturado para garantir mais competitividade e menores custos ao usuário. A principal inovação é que os leilões priorizaram o maior desconto na tarifa por quilômetro rodado, sem cobrança de outorga das concessionárias — medida que evita repasse de custos ao pedágio.
“O fim das antigas concessões e a nova modelagem garantem mais de R$ 60 bilhões em obras e modernização da infraestrutura rodoviária do Paraná”, afirmou o governador Ratinho Júnior.
O Grupo Pátria ofereceu o maior desconto no Lote 1, de 18,25%, resultando em tarifas de R$ 0,09787 (pista simples) e R$ 0,13703 (pista dupla).
O Consórcio Infraestrutura PR, do Grupo EPR, arrematou o Lote 2 com desconto de 0,08%, reduzindo as tarifas para R$ 0,11912 e R$ 0,16678. Ambos os contratos estão vigentes desde janeiro de 2024.
O Grupo Motiva (antiga CCR S.A.) venceu o Lote 3, oferecendo 26,6% de desconto — o maior entre os certames —, com valores de R$ 0,10713 (pista simples) e R$ 0,14999 (pista dupla).
Na sequência, o Grupo EPR conquistou o Lote 4 com 21,3% de desconto, e o Grupo Pátria arrematou o Lote 5 com 23,83%, estabelecendo tarifas de R$ 0,13643 e R$ 0,19100.
Por fim, o Lote 6, também do Grupo EPR, foi arrematado com desconto de 0,08%, fixando tarifas em R$ 0,17564 e R$ 0,24590. Este e o Lote 3 estão em vigor desde abril de 2025.
Os motoristas que utilizam frequentemente as estradas do Paraná também terão descontos progressivos nas tarifas de pedágio das novas concessões em duas modalidades:
Pagamento automático (tag):
Usuários que optarem pelo pagamento eletrônico terão 5% de desconto em qualquer praça de pedágio do Estado. Para isso, o veículo deve ter uma tag eletrônica instalada no para-brisa, que permite a cobrança automática sem necessidade de parar na cabine. A mesma tecnologia é usada em shoppings e estacionamentos e é fornecida por empresas privadas.
Desconto progressivo para usuários frequentes:
Os contratos preveem redução progressiva das tarifas conforme o número de passagens por um mesmo trecho. O desconto é aplicado da 1ª até a 30ª passagem do mês, e a menor tarifa será mantida após esse limite, beneficiando motoristas que trafegam rotineiramente.
Com a conclusão dos leilões, o Paraná consolida o maior programa rodoviário da América Latina, abrangendo 3,3 mil quilômetros de rodovias estaduais e federais, com investimentos previstos que ultrapassam R$ 60 bilhões. As concessões têm validade de 30 anos a partir da assinatura dos contratos.
O programa foi estruturado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com apoio do Governo do Estado, com base em estudos técnicos da Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e do International Finance Corporation (IFC), do Banco Mundial, e aprovados pelo Ministério dos Transportes e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
O modelo paranaense é referência nacional por equilibrar segurança jurídica, atratividade para investidores e tarifas mais baixas ao usuário, consolidando um novo ciclo de desenvolvimento da infraestrutura e da economia do Estado.
As reduções de tarifas e os descontos progressivos têm efeito direto no setor de transporte de cargas, representando economia significativa nos custos operacionais. Caminhoneiros autônomos e empresas de logística poderão planejar suas rotas com maior previsibilidade de gastos, enquanto o incentivo ao pagamento automático reduz tempo de parada nas praças de pedágio, aumentando a eficiência das viagens.
Além disso, as melhorias nas rodovias, como duplicações, acostamentos e iluminação, contribuem para maior segurança, redução de acidentes e aumento da velocidade média de transporte, fortalecendo a competitividade do setor logístico paranaense e incentivando o crescimento econômico regional.
Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN)
Foto: Roberto Diziura