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publicado em 2025-11-03

Balanças em movimento modernizam fiscalização nas rodovias do Paraná.

 

 

 

 

 

Tecnologia HS-WIM permitirá pesar caminhões sem paradas, aumentando a segurança, reduzindo o desgaste das vias e garantindo mais agilidade no tráfego pesado.

 

As rodovias sob concessão da EPR Litoral Pioneiro receberão uma nova tecnologia de monitoramento de peso veicular que promete mais segurança, eficiência e durabilidade para as vias. Estão sendo implantados cinco novos pontos de pesagem em movimento, equipados com o sistema HS-WIM (High Speed Weigh-in-Motion), tecnologia de ponta que realiza a pesagem de caminhões e ônibus sem necessidade de parada.

Como funciona a pesagem dinâmica

Segundo a concessionária, as obras já estão em andamento e envolvem tecnologia. O sistema utiliza sensores instalados na pista e em pórticos, capazes de registrar o peso total e por eixo dos veículos enquanto trafegam em velocidade normal. Com isso, elimina-se a necessidade de desvios ou paradas para pesagem, reduzindo o tempo de viagem e o consumo de combustível.

A tecnologia HS-WIM foi homologada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após um rigoroso processo técnico e regulatório que contou com o apoio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Esse sistema faz parte das iniciativas de pesagem automatizada e monitoramento inteligente desenvolvidas no âmbito dos programas de Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT) da ANTT. Um exemplo de projeto e apresentação técnica sobre o tema pode ser acessado neste documento oficial da agência.

A homologação garante segurança jurídica e precisão nas medições, permitindo que eventuais autuações por excesso de peso sejam legalmente válidas.

Por que pesar os veículos em movimento

O excesso de carga é apontado pelas autoridades como um dos principais fatores de risco nas rodovias brasileiras. Caminhões acima do limite comprometem a estabilidade e o desempenho dos freios, aumentando o risco de acidentes — sobretudo em trechos de serra, como os da BR-277. Além disso, o sobrepeso acelera o desgaste do pavimento, elevando os custos de manutenção e reduzindo a vida útil das estradas.

Com a implantação das balanças em movimento, será possível ampliar o alcance da fiscalização, identificar automaticamente veículos irregulares e direcioná-los para postos de pesagem fixos quando necessário. A expectativa é que o sistema contribua para melhorar a segurança viária e reduzir os custos operacionais do transporte rodoviário de cargas.

Obras e interdições

As balanças estarão devidamente sinalizadas e contarão com duas estruturas principais. O primeiro pórtico, com 5,5 metros de altura, servirá para indicar o tamanho máximo permitido dos caminhões, garantindo que os veículos passem pelos sensores dentro das dimensões adequadas. O pórtico principal, também de 5,5 metros, abriga os equipamentos de leitura e transmissão de dados.

Durante as obras, as equipes da EPR Litoral Pioneiro estão realizando o reforço do pavimento nos trechos que receberão os sistemas. Em alguns pontos, uma faixa da rodovia será temporariamente interditada para aplicação de novas camadas de asfalto.

O único ponto com interdição 24 horas é o km 62,300 da BR-277, na pista sentido Paranaguá, em São José dos Pinhais, onde será feita a reciclagem completa do pavimento.

A concessionária alerta que pode haver lentidão temporária nos trechos em obras e recomenda que os motoristas programem suas viagens e respeitem a sinalização adicional. Em caso de dúvidas ou emergências, o telefone 0800 277 0153 está disponível 24 horas.

Locais de instalação das novas balanças

BR-277

  • km 18,510 – sentido Curitiba

  • km 62,300 – sentido Paranaguá

BR-369

  • km 10+200 – ambos os sentidos

PR-151

  • km 263,170 – sentido Sengés

  • km 263+300 – sentido Ponta Grossa

Benefícios esperados

Com a entrada em operação das novas balanças, o sistema rodoviário do Paraná ganha mais tecnologia, segurança e eficiência na gestão do tráfego pesado. A medida faz parte do pacote de modernização das concessões rodoviárias, que prevê investimentos em infraestrutura inteligente e fiscalização automatizada, alinhados às diretrizes de segurança viária e sustentabilidade.

“O uso da pesagem em movimento é uma tendência internacional. Além de reduzir o tempo de deslocamento e o consumo de combustível, ajuda a preservar as rodovias e a melhorar o controle operacional do transporte de cargas”, destacou a EPR Litoral Pioneiro em nota.

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBN com assessoria/ Edisão Marketing SindiFoz
Foto: EPR

 

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