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publicado em 2025-11-10
Parceria internacional garante expansão histórica do Terminal de Contêineres de Paranaguá.
Expansão de R$ 1,5 bilhão reforça posição estratégica do Porto de Paranaguá e impulsiona a infraestrutura logística do Paraná.
O Porto de Paranaguá receberá um investimento de aproximadamente R$ 1,5 bilhão para expansão e modernização da área de contêineres. O anúncio foi feito em Xangai, na China, durante missão oficial que reuniu dirigentes da Portos do Paraná, representantes do Governo do Estado, do Ministério dos Portos e Aeroportos e executivos da CMPort (China Merchants Port Holdings), controladora do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP).
O montante será aplicado em ampliação de pátios, melhorias nos acessos rodoviário e ferroviário e na aquisição de novos equipamentos de cais, com foco em aumentar a capacidade operacional e reduzir o tempo de movimentação das cargas.
De acordo com o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o investimento representa um passo decisivo na consolidação do Estado como hub logístico da América do Sul.
“Esse é um anúncio muito importante, ao ampliar a competitividade dos portos paranaenses. Também é uma demonstração da confiança que a CMPort deposita no potencial econômico do nosso Estado”, destacou Garcia.
Pelo projeto apresentado, a TCP incorporará mais de 195 mil metros quadrados de áreas adjacentes, atualmente subutilizadas ou com contratos em fase de encerramento. Além da ampliação física, estão previstas ações de modernização tecnológica, incluindo sistemas automatizados de controle de pátio e novos guindastes de alto desempenho.
“Estamos confiantes no Brasil e, por isso, estamos aumentando nossos investimentos. Acreditamos no potencial logístico de Paranaguá e na sua importância para o comércio internacional”, afirmou Xu Song, CEO da CMPort.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que integrou a comitiva oficial, ressaltou que o aporte reforça o papel do Porto de Paranaguá como um dos principais terminais de contêineres da América Latina.
“Estamos levando mais capacidade e eficiência para o nosso porto. Essa soma de investimentos e comprometimento resulta em mais competitividade e geração de empregos diretos e indiretos”, destacou.
Além da expansão da área arrendada, o plano de investimentos inclui modernização dos berços 215, 216 e 217 — utilizados para atracação dos navios de contêineres — e extensão dos trilhos para operação de guindastes STS Super Post-Panamax, capazes de atender embarcações de grande porte.
Segundo o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, o projeto consolida a liderança da TCP no cenário portuário nacional.
“Esses investimentos colocam a TCP entre os terminais mais modernos do mundo, fortalecendo a logística de exportação e a economia paranaense”, afirmou.
Atualmente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá é o maior corredor de exportação de proteína animal congelada do Brasil, sendo responsável por cerca de 40% da produção nacional de carnes de frango, suína e bovina destinadas ao mercado externo. O porto também é reconhecido como o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo, respondendo por 49% de toda a produção brasileira embarcada.
Somente em 2024, o terminal movimentou 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés, ou cerca de seis metros de comprimento). De janeiro a outubro de 2025, já foram movimentados 1,37 milhão de TEUs, número que deve superar o recorde histórico até o fim do ano.
Além do impacto econômico direto, a expansão deve gerar mais de 1.200 empregos durante a fase de obras e cerca de 300 novos postos permanentes após a conclusão do projeto, prevista para 2027. O investimento reforça o compromisso do Paraná com a infraestrutura sustentável, eficiência energética e redução das emissões de carbono nas operações portuárias.
Fonte e foto: Agência Estadual de Notícias (AEN)
Edição: Assessoria de Comunicação SindiFoz