associe-se
publicado em 2025-11-24
Rodovia Régis Bittencourt inicia processo de modernização contratual.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a abertura de Consulta Pública para atualizar e modernizar o contrato de concessão da Rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR), uma das principais ligações entre os estados de São Paulo e Paraná. A decisão foi tomada durante a 1.020ª Reunião de Diretoria da Agência.
O processo busca coletar contribuições da sociedade e do setor produtivo para aprimorar os documentos referentes à readaptação do contrato de concessão da rodovia atualmente administrada pela Concessionária Autopista Régis Bittencourt S.A., responsável por 383,3 quilômetros de extensão.
Serão disponibilizadas para análise e sugestões:
Minuta de edital do processo competitivo;
Termo aditivo contratual e anexos;
Programa de Exploração da Rodovia (PER);
Modelo Econômico-Financeiro.
O processo faz parte de um acordo de solução consensual firmado entre ANTT, Tribunal de Contas da União (TCU) e a concessionária, dentro do sandbox regulatório da Agência–mecanismo que permite testar soluções inovadoras com supervisão do TCU, por meio da Secex Consenso.
A proposta prevê um processo competitivo para selecionar um novo controlador societário da concessionária, com oferta de 100% das ações da Autopista Régis Bittencourt.
O objetivo é:
Validar os valores propostos para o contrato;
Mitigar riscos sistêmicos ao setor;
Garantir vantajosidade econômica e transparência nas etapas de reestruturação.
O plano de investimentos (Capex) está estimado em R$ 7,23 bilhões, com foco nos três primeiros anos do contrato. Entre as melhorias, estão previstas:
Ampliações de capacidade;
Novos túneis e passarelas;
Bases operacionais;
Sistemas inteligentes de monitoramento (ITS);
Adequações de segurança viária.
As despesas operacionais (Opex) somam R$ 4,08 bilhões, com prazo contratual de 15 anos e taxa interna de retorno projetada de 11,41% ao ano (reais).
Também estão previstos:
✔ Mecanismos automáticos de reequilíbrio econômico-financeiro
✔ Revisão da matriz de riscos
✔ Critérios ESG e sustentabilidade
✔ Incentivos tarifários para usuários frequentes
✔ Isenção do pedágio para motocicletas
✔ Verificação independente das metas de desempenho
Durante os três primeiros anos, haverá um período de transição com acompanhamento técnico especializado.
Estão previstas duas sessões presenciais da Consulta Pública:
Curitiba (PR) – 25 de novembro de 2025
São Paulo (SP) – 27 de novembro de 2025
O período para envio de contribuições escritas será de 13 de novembro a 12 de dezembro de 2025. As informações oficiais serão publicadas no Diário Oficial da União, no site da ANTT e nos canais digitais da Agência.
A Rodovia Régis Bittencourt é um corredor logístico essencial para o transporte de cargas e passageiros entre o Sul e o Sudeste do país, além de integrar a BR-116, uma das maiores rotas rodoviárias do Brasil. A modernização contratual busca:
Reduzir acidentes e pontos críticos da via;
Melhorar o fluxo do transporte rodoviário de cargas;
Aumentar a eficiência logística nacional;
Contribuir para a competitividade do setor produtivo.
Com a abertura da Consulta Pública, a ANTT reforça seu compromisso com a transparência, o diálogo social e a busca por modelos modernos de concessão que contribuam para o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária brasileira.
Fonte: ANTT • Foto: Divulgação