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publicado em 2025-12-03

Governo do Paraná aposta no biometano para transformar as frotas de transporte.

 

Ação fortalece o uso de biogás e biometano e prepara o setor de cargas para um futuro mais econômico e sustentável.

 

 

 

Estado aposta no biometano para modernizar a logística, reduzir custos e acelerar a transição energética no setor de cargas.

 

O Governo do Paraná deu um passo decisivo rumo à ampliação do uso de combustíveis renováveis no transporte de cargas com o lançamento do Programa de Descarbonização de Frotas Paraná, apresentado nesta segunda-feira (1º), no Palácio das Araucárias. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica entre a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar).

O programa integra a estratégia estadual para promover uma economia de baixo carbono, fortalecer a cadeia produtiva de biogás e biometano e modernizar o setor logístico, que tem papel central na economia paranaense. Além dos benefícios ambientais, o uso de combustíveis renováveis desponta como alternativa economicamente mais atrativa para transportadoras, especialmente diante da instabilidade no preço do diesel.


Potencial produtivo e oportunidades para o transporte

O Paraná possui atualmente 490 unidades produtoras de biogás, com capacidade instalada de aproximadamente 460 milhões de metros cúbicos por ano. Apesar desse volume expressivo, apenas 5% do potencial é aproveitado. Com o novo programa, o governo busca transformar essa capacidade subutilizada em uma grande oportunidade para o setor de transporte de cargas.

Com uma frota estimada em 300 mil caminhões em circulação, o Estado é um corredor logístico estratégico entre as regiões Sul e Sudeste. A adoção gradual do biometano, combustível 100% renovável, pode reduzir custos operacionais, ampliar a eficiência energética e posicionar o Paraná como referência nacional em mobilidade sustentável.

“O Paraná já tem uma base sólida de produção de biogás e biometano, e agora estamos criando as condições para que essa energia chegue ao transporte. É uma ação que reduz custos, moderniza a logística e fortalece o papel do Estado na transição energética”, destacou o secretário da SEIC, Marco Brasil.


Ganhos para toda a cadeia

Além de contribuir para a redução de emissões, o biometano se apresenta como uma alternativa estratégica especialmente para o transporte de cargas pesadas, podendo reduzir significativamente o custo por quilômetro rodado. A manutenção dos veículos movidos a gás também tende a ser mais barata, o que abre caminho para maior competitividade das transportadoras.

“Quando um caminhão deixa de usar diesel e passa a rodar com biometano, toda a cadeia ganha: o produtor rural, a usina de biogás, a transportadora e o meio ambiente”, reforçou o secretário Marco Brasil.

Para o presidente da Fetranspar, coronel Sérgio Malucelli, o programa representa um marco para o setor:

“O transporte é essencial para a economia e, agora, passa a ser protagonista na descarbonização. Este programa é um divisor de águas.”


Integração com políticas já existentes

O Programa de Descarbonização de Frotas soma-se a outras iniciativas do governo estadual, como o Plano Estadual de Descarbonização, o Renova Paraná e o Comitê do Biogás, consolidando uma política integrada de incentivo à eficiência energética e sustentabilidade no transporte.

Outro destaque do programa é o apoio ao desenvolvimento de corredores verdes, com infraestrutura para abastecimento de biometano nas principais rotas logísticas do Estado. Também estão previstos incentivos para projetos de conversão de frotas e para a aquisição de veículos movidos a gás natural renovável.


Engajamento do setor e expectativas

O evento de lançamento reuniu empresários, representantes de sindicatos regionais de transporte e transportadoras associadas. A expectativa é que o programa gere novas oportunidades de negócio, fortaleça a economia regional e impulsione o uso de combustíveis renováveis em larga escala, estimulando parcerias entre produtores e consumidores de biometano.

“O Programa conecta a produção à demanda, aproximando o biometano das transportadoras e fortalecendo toda a cadeia logística. Esse é um passo importante para reduzir custos, inovar e tornar o transporte paranaense mais competitivo”, afirmou Rodrigo Becegato, assessor técnico da SEIC.


 

 

 

Fonte e Foto: AEN/ Edição e Post Marketing SindiFoz

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