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publicado em 2025-12-03
Transporte rodoviário: novo inventário nacional revela tendências e riscos para a qualidade do ar no Brasil.
Novo levantamento reforça desafios da descarbonização, aponta avanços regulatórios e orienta políticas públicas para um transporte mais limpo.
O Brasil deu um passo importante para compreender e enfrentar a poluição do ar e as emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte rodoviário com o lançamento do “Inventário Nacional de Emissões Atmosféricas por Veículos Automotores Rodoviários – Ano-base 2024”, publicado nesta terça-feira (2). O Governo Federal atualiza, após uma década, os dados oficiais que mensuram a poluição atmosférica e o impacto das emissões do setor no país. O documento foi produzido pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), com coordenação conjunta do Ministério dos Transportes (MT) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), além do apoio da Coalizão Clima e Ar Limpo (CCAC). A atualização estabelece bases técnicas essenciais para a formulação e aprimoramento de políticas públicas, com foco na melhoria da qualidade do ar, na gestão ambiental e na redução de gases de efeito estufa (GEE).
Distribuição das emissões de CO₂eq em 2024:
CO (Monóxido de Carbono): queda de 5,5 milhões para 1 milhão de toneladas desde 1991.
BC (Carbono Negro): aproximadamente 8 mil toneladas, com aumento das emissões geradas pelo desgaste.
NMHC (Hidrocarbonetos não metano): forte redução desde os anos 1990 e estabilização recente.
N₂O: tendência de aumento associada ao avanço tecnológico da frota.
CO₂: 270 milhões de toneladas emitidas em 2024; automóveis representam 42% e caminhões, 40%.
A frota brasileira atingiu 71 milhões de veículos em 2024:
De acordo com especialistas, o novo inventário reforça a urgência de:
https://energiaeambiente.org.br/wp-content/uploads/2025/12/IEMA_inventariorodoviario.pdf
Fonte e Foto: Ministério dos Transportes imprensa/ Edição e poste Marketing Sindifoz