associe-se
publicado em 2025-12-12
Obras em 32 km da BR-277 são lançadas pela EPR Litoral Pioneiro.
Obras de ampliação da BR-277 serão lançadas nesta sexta-feira.
As obras de ampliação da BR-277, no trecho entre Curitiba e São José dos Pinhais, serão oficialmente lançadas nesta sexta-feira (12). A intervenção faz parte do programa de investimentos da EPR Litoral Pioneiro, concessionária responsável pelo Lote 2 das concessões rodoviárias no Paraná.
Serão 32 quilômetros de novas faixas adicionais, abrangendo desde o Jardim Botânico, em Curitiba, até a região da Borda do Campo, em São José dos Pinhais. A intervenção busca melhorar a fluidez do tráfego, reduzir congestionamentos e aumentar a segurança em um dos corredores mais importantes da Região Metropolitana.
Além da ampliação das faixas, o projeto prevê:
15 quilômetros de ciclovias, ampliando a infraestrutura cicloviária e incentivando a mobilidade urbana sustentável;
Construção de vias marginais, garantindo maior organização do fluxo local;
Alargamento de obras de arte especiais, como pontes e viadutos;
Estruturas de contenção, essenciais para estabilidade e segurança;
Nova passarela para pedestres nas proximidades do Parque Peladeiro, no bairro Cajuru, atendendo demanda antiga dos moradores.
De acordo com a concessionária, mais de 700 trabalhadores diretos e indiretos serão mobilizados somente nesta fase do projeto. As obras integram um conjunto maior de investimentos nas rodovias BR-277, BR-153 e BR-369, com previsão de entrega até 2027.
Os serviços ocorrerão em frentes simultâneas, com planejamento operacional para minimizar impactos no trânsito. A EPR Litoral Pioneiro manterá equipes de monitoramento constante, prontas para realizar ajustes e garantir a segurança dos usuários ao longo da execução.
A ampliação da BR-277 é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico do Estado, facilitando o escoamento de cargas, otimizando o deslocamento diário da população e fortalecendo a integração entre Curitiba, o Litoral e o interior do Paraná.
Fonte: Bem Paraná | Foto: Divulgação/EPR Litoral Pioneiro/ Marketing SindiFoz